Ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas que querem estabilidade financeira. E saber como funciona uma franquia pode ser o primeiro passo para alcançar esse objetivo. Afinal, esse modelo de negócio é ideal para quem tem dinheiro para investir, mas não sabe a melhor forma de começar. Para você que quer entender melhor sobre o funcionamento de uma franquia, reunimos neste post as principais informações acerca do assunto. Acompanhe!
Afinal, o que é uma franquia?
Franquia é o termo usado para fazer referência à compra do direito de uso de uma marca e de seu processo produtivo. Por exemplo, imagine que você queira abrir uma franquia de clínica estética GiOlaser ou de vacinação como a Amo Vacinas. Nesse caso, é preciso comprar os direitos de franquia dessa empresa. Assim, você pode usar o sistema inteiro da marca para capitalizar com um nome que já é reconhecido no mercado.
Como funciona uma franquia?
Agora que você já sabe o que significa o termo, deve estar se perguntando sobre como funciona uma franquia. Primeiro, é crucial compreender as relações contratuais entre franqueador e franqueado. Afinal, conhecer todas as informações é essencial para investir com segurança. Isso porque as questões contratuais compõem os direitos e deveres de franqueador e franqueado e são fundamentais para que a relação flua da melhor forma possível para ambas as partes.
No contrato de aquisição da franquia está previsto que o franqueador esteja sempre ligado à marca, e o franqueado precisa seguir rígidamente todas as orientações do franqueador para que o negócio mantenha o seu padrão de qualidade. Ou seja, o franqueado não tem a permissão para alterar produtos ou serviços, pois estaria sujeito a arcar com multas.
Uma franquia é um negócio pronto, ou seja, aquele modelo já foi testado e aprovado e, por isso, o franqueado trabalha dentro dos padrões e das normas que foram estabelecidas pela empresa detentora dos direitos da marca. Os produtos, serviços e até mesmo o atendimento e modelo de gestão devem seguir os moldes da franqueadora.
Durante o período em que o franqueado está a frente do seu negócio, o franqueado paga um valor mensal de royalties, geralmente calculados sobre o seu faturamento bruto, como se fosse um aluguel para a marca, e taxas de promoção e propaganda — explicaremos com mais detalhes nos próximos tópicos.
Quais são as taxas que precisam ser pagas?
Outra dúvida comum de quem tem interesse em saber como funciona uma franquia diz respeito às taxas. A aquisição de uma franquia envolve uma relação entre duas pessoas: o franqueador, que vende os direitos do sistema do negócio, e o franqueado, que compra a franquia.
Essa relação é embasada em um contrato, que indica os direitos e os deveres que precisam ser cumpridos, inclusive com relação às taxas que devem ser pagas. A seguir, vamos entender como funciona cada uma delas. Veja!
Taxa de aquisição de franquia
A taxa de aquisição é um pagamento único feito pelo franqueado para adquirir a marca e todos os benefícios que ela oferece. Essa taxa depende do tamanho da instalação e inclui diversos aspectos como estrutura física, equipamentos, treinamento, assistência na escolha do ponto comercial, pacote promocional e direito de uso da marca.
Vale frisar que os gastos referentes à abertura e à manutenção da unidade não estão inclusos no valor de aquisição. Esses custos são os de aluguel do imóvel, contas de água, luz, internet e telefone, impostos fixos e o pagamento para os sócios e funcionários.
Royalties
A taxa de franquia não é o único pagamento que o franqueado deve pagar à franqueadora. Ainda é preciso pagar um valor periódico para continuar a usufruir o direito de utilizar a marca e também para receber o suporte necessário para que o seu negócio dê frutos.
Normalmente, essa taxa é cobrada por mês e as redes se baseiam no faturamento da unidade para calcular a porcentagem do valor a ser pago pelo uso da marca. Os valores podem variar de acordo com o que está incluso na taxa de royalties, mas, geralmente, os franqueados pagam valores entre 1% e 30% sobre o faturamento bruto à rede franqueadora.
Taxa de propaganda e promoção
“A propaganda é a alma do negócio” — esse ditado é antigo, mas é válido para todo e qualquer tipo de empresa. Com a franquia não é diferente, então, para que ela se mantenha forte e competitiva no mercado, é necessário investir em propaganda e marketing.
Assim como em outras franquias, as propagandas da GiOlaser e Amo Vacinas são padronizadas para que o modelo de excelência das marcas seja mantido. A franqueadora é responsável por fazer a divulgação de toda a rede. Por isso, uma taxa é cobrada de todos os franqueados para que as campanhas de propaganda e marketing sejam feitas ao longo do ano.
O valor da taxa varia de acordo com a rede e algumas marcas cobram um valor fixo, já outras, uma porcentagem sobre o faturamento de cada unidade. De acordo com o Portal do Franchising, o valor da taxa de publicidade varia entre 2% e 5% do faturamento bruto das franquias.
Cláusulas restritivas
Ao investir em uma franquia, o franqueado precisa seguir certas cláusulas restritivas estabelecidas no contrato. Essas cláusulas incluem manter em sigilo informações operacionais, produtos e métodos da marca, a fim de evitar que a concorrência tenha acesso. Caso haja o descumprimento dessas cláusulas, o franqueado poderá ser penalizado com o pagamento de uma multa.
Também é comum que algumas empresas solicitem que o franqueado não invista em outra franquia do mesmo ramo, enquanto o contrato estiver vigente. Mas no geral, as cláusulas restritivas são maiores em franquias que têm um porte grande.
Como deve ser a relação entre franqueador e franqueado?
Uma dúvida bastante comum entre empreendedores que desejam se tornar franqueados é como deve ser a relação com a franqueadora. Bom, ambas as partes têm obrigações que são previstas em contrato.
A franqueadora tem a obrigação de dar suporte ao franqueado durante toda a vigência do contrato. Assim, devem ser disponibilizados treinamentos e cursos de capacitação para que os franqueados consigam fazer a gestão do seu negócio.
Em relação ao franqueado, ele tem o dever de seguir os padrões de atendimento e gestão estabelecidos pela franqueadora, bem como de cumprir as metas de vendas estabelecidas.
As vantagens oferecidas pelas franquias GiOlaser e Amo Vacinas são ainda mais atrativas, pois os franqueados têm acesso a um suporte constante e bem estruturado de marcas líderes e referências no mercado. Imagine a oportunidade de receber orientações daqueles que realmente sabem o que estão fazendo.
Como é feita a escolha do ponto para montar o negócio?
Franquias mais famosas e de grande porte como a GiOlaser e Amo Vacinas, geralmente, escolhem o ponto em que os franqueadores vão instalar as unidades. Isso porque a própria empresa já fez um estudo minucioso para saber os bairros com maior potencial para bons rendimentos, focos de concorrência e riscos.
Inclusive, essa análise de mercado, por ser tão eficiente, pode fazer com que a aquisição da franquia seja negada, se indicar que o local de instalação não é interessante.
As franquias menores, por sua vez, oferecem mais liberdade aos franqueados, deixando-os escolher o local de instalação da unidade — desde que respeitem as características da empresa e as exigências do contrato.
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
Agora que você já sabe como funciona uma franquia e que você já conhece quais são as taxas, as cláusulas e como é feita a escolha do ponto, deve estar se perguntando sobre as vantagens que esse modelo de negócio oferece, não é? Abaixo, reunimos as principais. Veja!
Suporte ao franqueado
Uma das maiores vantagens de abrir uma franquia é o suporte oferecido pela franqueadora. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais franquias como GiOlaser e Amo Vacinas têm uma taxa de sucesso muito maior do que negócios convencionais.
Quando assina um contrato de franquia, o franqueado recebe todo o suporte para a abertura do negócio. Ele conta com todo o know-how da franqueadora para escolher o ponto comercial, contratar funcionários, entre outros pontos importantes.
No mais, o franqueado é orientado sobre como gerir o negócio para que ele dê frutos. Caso a franquia não esteja rendendo o que é esperado, a franqueadora envia consultores para identificar possíveis falhas e ajudar aquela unidade em questão a atingir as metas estabelecidas.
Treinamentos constantes
Durante todo o período de vigência do contrato, a franqueadora deve oferecer todo o suporte para que o franqueado consiga gerir e expandir o seu negócio. Dessa forma, o empreendedor e a sua equipe de funcionários recebem treinamentos constantes sobre o funcionamento do negócio.
Com isso, os funcionários aprendem a atender aos clientes dentro dos padrões de qualidade da franqueadora e o gestor também está sempre sendo orientado sobre como melhorar a sua gestão.
Estudo de viabilidade do negócio
Abrir uma franquia não oferece tantos riscos como começar uma empresa do zero. Isso porque a empresa faz um estudo aprofundado para verificar a viabilidade do negócio em sua região. E se ela chegar à conclusão de que abrir uma unidade na região de seu interesse não vai trazer benefícios para a rede, o negócio não é aprovado.
Isso significa que, se você for aceito por uma rede de franquias, significa que tem chances de prosperar naquela região. Nesse caso, o sucesso do negócio só vai depender de sua dedicação e empenho.
Facilidade de crédito
Quem não dispõe de todo o capital para abrir uma franquia pode contar com um financiamento. Isso porque várias instituições financeiras firmaram parcerias com as redes de franquias para oferecer uma linha de crédito especial aos novos associados das marcas.
Facilidade para aquisição de empréstimos
Como as franquias são negócios mais seguros, os empreendedores que abrem esse tipo de empresa têm bastante facilidade no momento de conseguir empréstimos em bancos e instituições financeiras.
Como já foi dito, há bancos que oferecem linhas de crédito para quem deseja se tornar um franqueado, mas não é só isso: os bancos também oferecem linhas de crédito para empreendedores que desejam expandir o seu negócio. E essa facilidade se deve ao fato de o empresário pertencer a uma rede consolidada e forte no mercado, fator que passa credibilidade para as instituições financeiras.
Marca facilmente reconhecida pelos clientes
Abrir um novo negócio gera uma série de riscos, principalmente com relação à aprovação da marca pelo público-alvo. Por isso, investir em franquias GiOlaser e Amo Vacinas é a escolha mais inteligente a se fazer.
Ambas as marcas estão em franca expansão e são referência nos mercados que atuam, tendo um modelo de negócio diferenciado e com um bom histórico de sucesso. A escolha de franquia que você vai investir é um dos fatores mais importantes quando o assunto é um negócio promissor e de sucesso.
Gostou de se informar sobre como funciona uma franquia? Viu como o assunto é interessante e quer saber como começar esse tipo de negócio? Então confira nosso guia completo sobre como começar uma franquia de sucesso!