14 VANTAGENS DE INVESTIR EM UMA FRANQUIA COM MARCA RECONHECIDA

Ter a própria empresa é o propósito de várias pessoas, porém poucas delas realmente conseguem superar os desafios e desenvolver uma organização bem-sucedida. Nesse sentido, abrir o negócio a partir de uma marca reconhecida no mercado é bem mais simples do que iniciar do zero.

O mercado relacionado a esse modelo de negócio — as franquias — tem aumentado cada vez mais no Brasil e, atualmente, o setor apresenta um grande número de opções de escolha. Se por um lado isso é bom, por outro pode ocasionar um grande transtorno se o empreendedor não procurar por informações. Por isso, na hora de abrir uma franquia, o diferencial consiste em escolher uma franquia com marca já estabelecida no mercado.

Dessa maneira, sabendo da importância do tema, preparamos este post com 14 vantagens de investir em uma franquia com marca reconhecida. Confira!

O que são as franquias?

As franquias se tratam de um modelo de negócio em que a rede franqueadora, dona de uma marca, disponibiliza parte de sua patente, métodos, propriedade intelectual e técnicas relativas aos processos da unidade franqueada e, em contrapartida, recebe o pagamento de um valor específico correspondente às taxas de utilização e royalties.

Ou seja, a franqueadora concede o seu conhecimento teórico e prático para que quem realiza o investimento possa se destacar e, em troca, o franqueado precisa respeitar algumas normas e indicações para usufruir da marca de forma mais satisfatória.

Como as franquias funcionam?

A unidade franqueada deve se enquadrar nas regras que foram previamente estipuladas pela rede de franquia no contrato. Assim, o fraqueado deverá ser direcionado a respeito de todas as tarefas a serem criadas em sua unidade, obedecendo sempre o padrão de qualidade e os fatores exigidos e recomendados pela franqueadora.

Já o franqueado deve pagar o montante determinado em contrato à franqueadora para, assim, se beneficiar de toda a reputação que a marca já fornece de maneira prévia, assegurando um maior destaque para o negócio.

Quais as vantagens de abrir uma franquia já reconhecida?

Investir em uma franquia já reconhecida no mercado pode gerar uma série de vantagens para quem quer empreender. Veja a seguir as principais!

1. Empresa testada e aprovada

Os modelos de franquias já são testados e, quando você decide investir em uma empresa que já deu certo, a chance de sucesso é bem maior do que começar tudo do zero. Entretanto, é fundamental trabalhar muito e seguir o modelo proposto pelo franqueador. Certamente, isso exige menos esforços do que montar uma empresa e criar a própria marca.

No modelo de franquias, o investidor adquire parte de um negócio que já funciona e seu trabalho passa a ser o de dar sequência aos processos para que eles possam se desenvolver de forma sustentável.

2. Suporte completo e constante

Com uma franquia reconhecida no mercado, o empreendedor e sua equipe recebem treinamentos para conseguirem se adequar ao padrão da organização, além disso são apoiados pela franqueadora para se desenvolverem junto à marca. Dessa forma, os treinamentos são constantes, o que torna possível que a nova empresa se desenvolva cada dia mais.

Outro diferencial importante para o sistema de franchising é quanto ao suporte jurídico e contábil, já que os franqueadores têm conhecimento a respeito desses assuntos e, quando não são capazes de oferecer esses serviços, com certeza, saberão direcionar as demandas para empresas que prestam apoio necessário, ajudando na administração do franqueado.

3. Custos reduzidos

Outro importante atrativo de investir em uma franquia com marca reconhecida é a chance de diminuir os custos, tanto nas despesas do dia a dia das operações quanto no que se refere ao investimento inicial.

Basta pensa que quem trabalha com produtos necessita ter um estoque e isso já representa um investimento muito expressivo, pois, além de precisar comprar mercadorias, é necessário ter um espaço adequado para armazená-las. Isso sem considerar que produtos físicos, principalmente os perecíveis, exigem cuidado no manuseio e um gerenciamento constante.

As franquias desse modelo não precisam se preocupar com essas adversidades, pois o franqueador é responsável por todos esses produtos. Além disso, elas conseguem ter despesas reduzidas com mobiliário, layout, equipamentos e outros elementos que são primordiais para o progresso de uma empresa.

Ademais, é necessário frisar a respeito dos fornecedores que abastecem as unidades da franquia que, normalmente, são os mesmos, para que seja possível seguir um padrão entre serviços e produtos ofertados. Em vista disso, o volume de compra é alto, o que diminui consideravelmente os custos.

4. Menor esforço com marketing

Ter uma franquia de marca conhecida significa contar com departamentos de marketing ou publicidade. Desse modo, eles contribuem na divulgação da organização que, naturalmente, se torna conhecida diante o público.

Visto que, constantemente, o marketing da franquia está realizando inovação, elaborando novas apresentações e novos produtos que possam alcançar as vontades e necessidades dos clientes, é preciso salientar, por exemplo, que uma franquia odontológica precisa, progressivamente, alternar planos de melhorias nos seus processos. Assim, elas que poderão conseguir mais pacientes para as clínicas.

De toda forma, o marketing é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma instituição, mas criar uma estratégia mercadológica é algo que requer conhecimento e tempo. Dessa maneira, ao optar por investir em uma franquia com marca reconhecida, os empreendedores já recebem todo o plano de marketing bem delineado, o que é um grande diferencial competitivo.

5. Estudo de investimento e cenário financeiro

O estudo do cenário financeiro da organização consiste em uma atividade muito importante e todo empreendedor deve realizar essa ação antes de começar qualquer negócio, isso porque, nesse estudo, são exemplificadas várias situações previsíveis de como o negócio pode se comportar em relação às finanças.

Nessa perspectiva, no sistema de franchising, os franqueadores têm condições de aproveitar o histórico dos próprios estabelecimentos e de outras franquias para elaborar o cenário financeiro mais adequado à realidade da organização.

Desse modo, quem deseja investir em uma franquia com marca reconhecida como sua primeira empresa, deve fazer somente um plano financeiro pessoal, posto que todos os possíveis cenários serão avaliados pelo franqueador.

6. Maior segurança

Geralmente, os riscos relacionados à compra de uma franquia com marca já reconhecida no mercado são reduzidos. Isso porque o histórico comercial da organização pode ser previamente avaliado pelo investidor, que depois poderá ou não decidir por sua aquisição. Por terem uma maior experiência prática, franquias mais conhecidas tendem apresentar certas adaptações a determinados mercados.

É fundamental lembrar que é preciso realizar uma pesquisa sobre a franquia que se deseja investir, com o objetivo de levantar todas as informações pertinentes à abertura do negócio e, consequentemente, ao progresso da organização.

Embora muitos empresários tenham dinheiro suficiente para investir na criação de um negócio, isso não quer dizer que ele conseguirá obter sucesso. Dessa forma, formatos como franquias costumam oferecer mais segurança aos empreendedores iniciantes.

7. Capacitação dos colaboradores

Os colaboradores que atuam na unidade franqueada normalmente são escolhidos pela rede franqueadora. Nesse caso, o que se busca é um processo de contratação que o franqueado cometa menos falhas. Mas vale ressaltar que tudo vai variar conforme o que está presente no contrato de franquia.

Dessa forma, os funcionários passam por um treinamento eficiente para adquirirem uma boa performance e isso engloba a presença em eventos teóricos e práticos, aplicação de metodologias específicas e técnicas inovadoras empregadas na franquia.

Toda essa expertise é transmitida de franqueador para franqueado, possibilitando que o time se torne altamente capacitado, desde o atendimento ao público até a execução dos processos de trabalho. Além disso, esse treinamento deve ocorrer de maneira periódica.

Outro benefícios nesse aspecto é que o trabalho de qualificação acaba interferindo em outros departamento do negócio, como a minimização da taxa de turnover, o que significa que ocorrerá uma menor rotatividade dos colaboradores. Com isso, fica mais simples desenvolver um modelo de negócio direcionado para o longo prazo, sem precisa realizar alterações constantes na equipe.

8. Mapeamento dos fornecedores

Outro ponto relevante é que a franqueadora elabora uma lista com todos os fornecedores que também serão parceiros de negócios com a unidade franqueada. Esse fato é relevante, tendo em vista que se tratam de pessoas conhecidas e que passam maior credibilidade e confiança, o que reduz os riscos consideravelmente.

O fato de esses contratos já terem sido mapeados pelo franqueador evita que o franqueado perca tempo realizando pesquisa dos melhores fornecedores, bem como agiliza os procedimentos de gestão do negócio, pois indicações já serão fornecidas para garantir melhores resultados no final. Esse é um ponto muito interessante para quem não apresenta tanta familiaridade no ramo de atuação, já que essa tarefa torna o processo mais simples e seguro.

9. Alta na reputação

É importante ressaltar que a franqueado possui uma imagem já construída, o que facilita a identificação do negócio perante o público. Isso propicia a atração de um número maior de clientes logo na abertura da unidade. Ao mesmo tempo, é possível contar com todo o suporte necessário, o que contribui de forma considerável para os padrões de qualidade.

10. Visão focada no futuro

Um aspecto importante das franqueadoras é que elas estão sempre preocupadas com o futuro e em busca do desenvolvimento de novos produtos e serviço. Elas também procuram desenvolver ações de divulgações por meio de vários recursos, como publicidade e propaganda, marketing, auxílio das redes sociais, entre outros.

11. Resistência aos desafios do mercado

Geralmente, a rede de franquias já se encontra no mercado por um período de, no mínimo, dois anos. Esse é um indicador que mostra que o negócio conseguiu se manter dentro do segmento de atuação mesmo com tanta concorrência e instabilidades.

Para quem está em busca de investimentos mais direcionados e, dessa forma, evitar desperdiço de recursos e insegurança, apostar na franquia se torna uma boa ideia. Além disso, é possível compreender melhor como a rede lida com problemas e adversidades, o que vai contribuir para uma melhor tomada de decisão. Isso porque a resiliência é um fato importante para quem pretende se fortalecer e se desenvolver independentemente dos cenários e obstáculos.

12. Solidez no investimento

Os investimentos em franquias costumam ser bastante rentáveis, o que se deve ao fato de que as possibilidades de acerto em uma franquia costumam ser de até cinco vezes maiores em comparação a um modelo de negócio comum. Entre os motivos dessa expectativa estão os pontos positivos que esse formato oferece, como a própria ação de marketing, ganho de escala, rede colaborativa, entre outras questões consideráveis.

Por esse motivo, quando as recomendações fornecidas pela franqueadora são seguidas de maneira adequada e o investidor não mede esforços para alcançar melhores retornos, a segurança do investimento se torna mais alta.

13. Inovação e padronização frequente

É importante deixar claro que mesmo com todas as regras a serem cumpridas, o trabalho do empreendedor não se torna engessado. Abrir um negócio do zero é muito complexo e mais difícil ainda é elaborar uma padronização que funcione de forma apropriada. Manter um ritmo de melhoria constante também é um desafio, tanto relacionado à estrutura física quanto aos serviços e processos executados.

No caso das franquias, elas sempre vão passar por avaliações detalhadas referentes ao padrão que pode apresentar um melhor funcionamento e quais mudanças devem ser aplicadas para que os franqueados tenham um bom retorno. Uma das grandes preocupações da rede sempre será a satisfação do cliente.

14. Estudo de estrutura e localização

Geralmente, é feito um estudo minucioso das cidades e dos pontos comercias que apresentam um maior potencial. Essa prática é uma estratégia importante para aumentar os resultados, inclusive, as escolhas de estrutura, padronização, cores, ambientes, fachadas, slogan e demais componentes.

Nessa lógica, abrir franquia odontológica com uma marca de boa reputação entre o público garante grandes vantagens competitivas para a sua empresa. Por exemplo, Sorridents é uma das maiores redes de clínica odontológica da América Latina. Com seu modelo de franquias, hoje a rede é formada por 179 clínicas espalhadas por todo o Brasil.

Portanto, ao preferir uma franquia com marca reconhecida, os seus pacientes já terão conhecimento sobre os serviços oferecidos pelo seu consultório. Dessa forma, esse modelo de negócio coloca seu negócio na frente de outros do mesmo segmento.

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